Agência France-Presse
postado em 12/08/2009 20:53
O Reino Unido anunciou que pretende libertar por motivos humanitários Abdelbaset Ali Mohmet al-Megrahi, condenado em 2001 à prisão perpétua pelo atentado de Lockerbie, que luta contra um câncer de próstata, informou a imprensa local nesta quarta-feira.
Megrahi foi condenado à prisão perpétua por ter participado do atentado contra o vôo 103 da Pan American World Airways que explodiu quando sobrevoava a cidade escocesa de Lockerbie em 1988, matando 270 pessoas.
O ex-agente líbio deve voltar na semana que vem para seu país, após um anúncio do secretário da Justiça escocês, Kenny MacAskill, indicaram as redes de televisão BBC e Sky News, sem citar fontes.
Nenhum representante do governo escocês comentou a informação.
Em maio, a Líbia solicitou que Megrahi fosse transferido para seu país de origem, evocando o tratado de transferência de prisioneiros entre Líbia e Reino Unido.
Megrahi, que está com 57 anos e teve o câncer diagnosticado no ano passado, também apresentou um recurso contra sua sentença no começo do ano. Segundo seu advogado, a doença se espalhou para outras partes do corpo e está em fase avançada.