Agência France-Presse
postado em 16/08/2009 16:21
O presidente americano Barack Obama está "perdido em um labirinto", afirmou neste domingo o presidente Hugo Chávez, avisando que se a Venezuela for alvo de um ataque liderado pelos Estados Unidos vai responder com o apoio de diversos países."Uma agressão contra a Venezuela receberia resposta não somente da Venezuela, mas de vários países que pegariam em suas armas. Isto é claro para mim, um grande movimento antiimperialista se levantaria nestas terras. Que Deus nos livre", declarou Chávez em seu programa de domingo de rádio e televisão.
"Mas precisamos nos preparar para isso. E uma das melhores formas de evitar isso é demonstrar ao inimigo que seria tão custoso para eles agredir a Venezuela que eles se arrependeriam", acrescentou.
A Venezuela vem sendo há muito tempo crítica diante da perspectiva de um aumento da presença militar americana perto de suas fronteiras e congelou suas relações diplomáticas com a Colômbia por esta razão.
Chávez insistiu neste domingo que os EUA devem tirar suas bases da América Latina.
"Obama, não estamos pedindo a vocês que intervenham em Honduras. Ao contrário. Estamos pedindo que o império retire suas mãos de Honduras e retire suas garras da América Latina", disse.