Agência France-Presse
postado em 17/08/2009 12:28
CIUDAD JUAREZ - Vinte e cinco pessoas morreram desde domingo em acertos de contas entre cartéis de traficantes de drogas no norte do México, oito das quais foram assassinadas em um bar de Ciudad Juarez, anunciaram nesta segunda-feira (17/8) as autoridades judiciais locais.
Um grupo de pelo menos seis assassinos invadiu o bar à 1h30 desta segunda-feira (3h30 de Brasília) e matou o dono do estabelecimento e sua mulher, antes de voltar suas armas contra os clientes. Oito pessoas morreram e quatro ficaram feridas, segundo a justiça.
Domingo à tarde, seis homens vestindo uniformes pretos mataram seis homens em uma casa de uma localidade próxima a Ciudad Juarez, a cidade mais violenta do México.
A maioria das outras vítimas foram mortas em diversos bairros de Ciudad Juarez, uma cidade de 1,3 milhão de habitantes na fronteira com os Estados Unidos onde os cartéis travam uma guerra sangrenta pelo controle do tráfico e da exportação das drogas para o país vizinho, o maior consumidor de cocaína do mundo.
Esta guerra já provocou a morte de mais de 10.000 pessoas no México desde o dia 1º de janeiro de 2008, apesar da mobilização de mais de 36 mil militares e policiais em todo o país.