Agência France-Presse
postado em 18/08/2009 08:59
MOSCOU - O cargueiro "Arctic Sea" foi sequestrado no dia 24 de julho por piratas russos, letões e estonianos, e oito suspeitos foram detidos, anunciou nesta terça-feira (18/8) o ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov.
"Em 24 de julho, em águas territoriais suecas, se aproximou do 'Arctic Sea' um barco fora de rota no qual estavam quatro cidadãos estonianos, dois letões e dois russos", declarou Serdyukov ao presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, de acordo com as agências de notícias russas. "Estas pessoas abordaram o 'Arctic Sea' e com a ameaça de armas exigiram que a tripulação obedecesse suas ordens incondicionalmente", acrescentou.
Os piratas desligaram os equipamentos de navegação e ordenaram que o cargueiro seguisse para a África. Os suspeitos estão a bordo do navio russo "Ladny", onde são interrogados. Os tripulantes do "Arctic Sea" viajam de volta para Moscou.
Na segunda-feira, as autoridades russas informaram que o navio havia sido localizado no Oceano Atlântico, perto da costa de Cabo Verde, sem revelar detalhes sobre o misterioso desaparecimento que provocou uma mobilização internacional durante várias semanas.
O ministro acrescentou que os tripulantes foram resgatados sem o disparo de nenhum tiro e que oito sequestradores foram detidos.
O "Arctic Sea", que tem bandeira de Malta, zarpara da Finlândia em 23 de julho com destino a Argélia. Não havia notícias do cargueiro desde 31 de julho. Na busca do cargueiro, que transportava uma carga de madeira avaliada em US$ 1,4 milhão, Moscou recebeu a ajuda da Otan.