Agência France-Presse
postado em 19/08/2009 13:19
WASHINGTON - O ex-presidente americano Bill Clinton, que visitou a Coreia do Norte no início deste mês, afirmou que o líder norte-coreano Kim Jong-il está "surpreendentemente lúcido", apesar da crescente incerteza sobre a sua saúde, relatou nesta quarta-feira o jornal The New York Times.
O ex-presidente viajou à Pyongyang em 4 de agosto para garantir a libertação de duas jornalistas americanas, Laura Ling e Euna Lee, que foram condenadas por entrar ilegalmente no território do Estado comunista. Bill Clinton regressou na terça-feira à Casa Branca para entrega o relatório sobre a missão para Barack Obama.
Kim Jong-il, que muitos afirmam ter sofrido um acidente vascular cerebral no ano passado, parecia frágil em recentes fotografias, levando especialista a acreditar que a Coreia do Norte estava envolvida em um processo de sucessão, o que explicaria as decisões provocadoras como a retomada dos testes nucleares.
Contudo, os funcionários citados no NYT afirmaram que Bill Clinton manteve sua conversa com o ditador centrada sobre a libertação das duas jornalistas, e não sobre a disputa nuclear entre os dois países.
No que poderia ser um novo sinal de retomada das discussões, dois diplomatas norte-coreanos se reuniram nesta quarta-feira com o governador do Novo México (sudoeste) Bill Richardson, que foi embaixador dos EUA para as Nações Unidas durante a presidência Clinton.