Mundo

Norte-coreanos querem diálogo direto com Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 19/08/2009 17:49
Os norte-coreanos reiteraram o desejo de conversar diretamente com os Estados Unidos, declarou nesta quarta-feira o governador do Novo México, Bill Richardson, depois de um raro encontro com diplomatas do país asiático.

"Eles querem um novo formato, e este novo formato prevê conversações diretas com os Estados Unidos (...). É algo que os diplomatas terão de negociar", explicou Richardson à rede de televisão CNN.

Pyongyang, que abandonou as conversações "a seis", anunciou a retomada de seu programa de produção de plutônio em abril passado, após receber um voto de censura do Conselho de Segurança da ONU devido a um teste de míssil de longo alcance.

Os Estados Unidos rejeitam conversações bilaterais com a Coreia do Norte, alegando que as negociações com Pyongyang sobre o tema nuclear só avançarão no formato de ;seis partes; (EUA, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Rússia, China e Japão).

As negociações "a seis" estão em ponto morto desde dezembro passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação