Agência France-Presse
postado em 21/08/2009 13:02
O contágio de perus pela gripe suína em duas granjas da costa central do Chile é o primeiro do tipo registrado no mundo, confirmou nesta sexta-feira (21/8) o diretor do Serviço Agropecuário (SAG), Oscar Concha.O chefe da divisão de proteção pecuária do SAG, Claudio Ternicier, por sua vez, ressaltou que outros casos podem existir em outros países, embora ainda não se tenha conhecimento.
Mais cedo, a subscretária da Saúde peruana, Jeanette Vega, informou que os perus com gripe suína foram infectados por humanos e não há uma mutação do vírus, explicou.
[SAIBAMAIS] "O que acontece neste caso é que nós, os seres humanos, infectamos os perus. Os vírus identificados no perus são humanos; não há mutação", explicou Vega, acrescentando que as aves foram colocadas em quarentena, assim como as pessoas que tiveram contato com elas.
Ela, no entanto, descartou o risco de comer carne de peru e pegar a gripe.
O SAG informou na noite de quinta-feira (20) ter detectado o contágio de gripe suína em duas granjas de perus do porto de Valparaíso e que a ocorrência foi comunicada à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).