Mundo

Chile confirma o primeiro caso de gripe suína em aves no mundo

Agência France-Presse
postado em 21/08/2009 13:02
O contágio de perus pela gripe suína em duas granjas da costa central do Chile é o primeiro do tipo registrado no mundo, confirmou nesta sexta-feira (21/8) o diretor do Serviço Agropecuário (SAG), Oscar Concha.

O chefe da divisão de proteção pecuária do SAG, Claudio Ternicier, por sua vez, ressaltou que outros casos podem existir em outros países, embora ainda não se tenha conhecimento.

Mais cedo, a subscretária da Saúde peruana, Jeanette Vega, informou que os perus com gripe suína foram infectados por humanos e não há uma mutação do vírus, explicou.

[SAIBAMAIS] "O que acontece neste caso é que nós, os seres humanos, infectamos os perus. Os vírus identificados no perus são humanos; não há mutação", explicou Vega, acrescentando que as aves foram colocadas em quarentena, assim como as pessoas que tiveram contato com elas.

Ela, no entanto, descartou o risco de comer carne de peru e pegar a gripe.

O SAG informou na noite de quinta-feira (20) ter detectado o contágio de gripe suína em duas granjas de perus do porto de Valparaíso e que a ocorrência foi comunicada à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação