Agência France-Presse
postado em 22/08/2009 09:47
LISBOA - Um terremoto que abalou a região de Algarve na terça-feira (18/8) pode ter contribuído para o desabamento, sexta-feira (21), de uma falésia em uma praia muito frequentada do sul de Portugal, um acidente que deixou cinco mortos, declarou neste sábado o ministro português do meio Ambiente, Francisco Nunes Correia."Vários fatores podem ter contribuído (para o acidente), entre eles o terremoto que aconteceu na terça-feira", disse Correia, citado pela agência de notícias Lusa.
Na última terça, um terremoto de 4,2 graus na escala Richter cujo epicentro foi registrado 110 km ao sul da cidade de Faro, no sul de Portugal, foi sentido em várias localidades desta região, frequentada por muitos turistas. O terremoto não deixou vítimas nem danos materiais.
Para José Alveirinho Dias, professor de geologia na universidade de Algarve, e Orlando Borges, presidente do Instituto Nacional de Hidrologia (INAG), as vibrações sísmicas de terça-feira podem ter contribuído para o acidente.
O desabamento de parte de uma falésia da praia Maria Luísa, em Albufeira, um dos balneários mais turísticos de Portugal, deixou cinco mortos e três feridos, segundo o último balanço da Proteção Civil.
As buscas foram suspensas na noite de ontem.