Mundo

Irã pede diálogo sobre programa nuclear e critica sanções

Agência France-Presse
postado em 24/08/2009 09:06
TEERÃ - O Irã pediu nesta segunda-feira (24/8) às grandes potências que reexaminem suas políticas e abram um diálogo a respeito do programa nuclear de Teerã, além de ter afirmado que a adoção de novas sanções não impedirá o país de seguir adiante.

"Este é o momento adequado para que as outras partes reexaminem sua política. Ao invés de se opor ao Irã, deveriam dialogar com o Irã", afirmou o porta-voz da diplomacia iraniana, Hasan Ghashghavi. "A experiência do passado tem demonstrado a futilidade das sanções. As sanções não nos impedirão de defender nossos direitos legais", completou Ghashghavi.

Os seis países que participam nas conversações com Teerã - China, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, França e Grã-Bretanha - devem examinar a questão nuclear iraniana em setembro. A comunidade internacional exige a interrupção do programa iraniano, caso contrário deve adotar novas sanções internacionais contra a república islâmica.

O Irã considera ter o direito legítimo de prosseguir com o enriquecimento de urânio, apesar do Conselho de Segurança da ONU ter exigido em várias ocasiões a suspensão. As grandes potências temem que o programa nuclear iraniano seja utilizado com fins militares, o que a República Islâmica nega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação