Agência France-Presse
postado em 26/08/2009 14:17
WASHINGTON - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, comparecerá ao Conselho Permanente da Organização de Estados Americanos (OEA) na semana que vem, informou nesta quarta-feira (26/8) o secretário-geral do organismo, José Miguel Insulza.
A ida de Zelaya poderá ocorrer na segunda ou na terça-feira, explicou Insulza em seu relatório aos embaixadores da OEA sobre sua missão em Honduras ao lado de sete chanceleres da região.
"Decidimos que (Zelaya) virá em uma sessão especial do Conselho. Vou falar sobre a possibilidade de segunda ou terça-feira", disse Insulza, explicando que tinha conversado por telefone com o presidente deposto.
Zelaya já expôs a sua situação ao Conselho Permanente no dia 4 de julho, apenas quinze dias depois de ter sido expulso do poder por um golpe de Estado.
A missão de sete chanceleres e de Insulza não conseguiu fazer com que o governo de Roberto Micheletti, no poder em Honduras, aceitasse o Acordo de San José, que exige, entre outras coisas, o retorno de Zelaya ao poder.