Mundo

Enviado de Obama diz que Chávez é 'irresponsável'

Agência France-Presse
postado em 26/08/2009 18:59
O subsecretário americano para Assuntos Andinos e do Cone Sul, Christopher McMullen, afirmou nesta quarta-feira que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, "é irresponsável" ao falar de "ventos de guerra" na região diante do acordo de segurança entre Estados Unidos e Colômbia.

"Pensamos que não é responsável para um líder como o presidente Chávez falar de ventos de guerra, porque isto não serve a causa da paz neste hemisfério", disse McMullen após se encontrar em Montevidéu com o chanceler Gonzalo Fernández.

O funcionário americano explicou ao chanceler uruguaio o alcance do acordo que permite aos Estados Unidos utilizar bases militares colombianas.

Chávez qualificou o tratado entre Colômbia e EUA de "declaração de guerra" e disse que prepara uma "ruptura" das relações diplomáticas com Bogotá.

McMullen explicou a Fernández que "já tínhamos este acesso (às bases colombianas) por muitos anos".

Os presidentes da Unasul se reunirão na cidade argentina de Bariloche, nesta sexta-feira, para analisar o acordo militar, que sofre severas críticas de Venezuela, Equador e Bolívia.

McMullen, que visitou Brasília antes de chegar a Montevidéu, destacou que "não estou aqui para convencer ninguém sobre este acordo", e sim para "proporcionar mais detalhes e mais informação" sobre a medida.

É "um acordo de segurança com a Colômbia, que trata da luta contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e contra outros grupos armados, e também do combate ao narcotráfico".

McMullen lembrou que o Congresso dos EUA impôs um limite "de 800 soldados americanos" na Colômbia e destacou que a "média do contingente nos últimos dois ou três anos foi de 250 a 270 homens".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação