Agência France-Presse
postado em 27/08/2009 08:33
VARSÓVIA - O governo do presidente americano Barack Obama desistiu da instalação de elementos do escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca, afirma o jornal polonês Gazeta Wyborcza, que cita fontes consultadas em Washington.
"Os sinais enviados pelos generais do Pentágono são absolutamente claros: o governo dos Estados Unidos busca, no que diz respeito ao escudo antimísseis, outras soluções para as bases na Polônia e na República Checa", afirmou um membro do lobby a favor do escudo, Riki Ellison.
Durante uma conferência de especialistas do Departamento de Defesa há uma semana, "os generais não mencionaram nenhuma vez os planos a respeito da Polônia e da República Tcheca", destacou Ellison.
"Há algumas semanas, o governo examina a reação do Congresso ao abandono dos planos de instalação do escudo na Polônia e República Tcheca", afirma o Gazeta Wyborcza, com base em uma fonte não identificada do Congresso.
Em 2008, Varsóvia e Washington concluíram um acordo sobre a instalação, até 2013, na Polônia de 10 interceptadores de mísseis balísticos de longo alcance, ao qual se acrescentaria um potente radar na República Checa, um projeto global que sempre teve a oposição da Rússia, que considera o mesmo uma ameaça para sua segurança.
A administração Obama pretende reexaminar o projeto do escudo antimísseis do antecessor, George W. Bush, em resposta à ameaça de países como o Irã.
Segundo o Gazeta Wyborcza, o governo Obama desejaria instalar mísseis interceptores em navios e em bases em Israel e Turquia, e talvez em alguma parte dos Bálcãs.