Mundo

Jovem britânico estabelece recorde ao completar volta ao mundo

Agência France-Presse
postado em 27/08/2009 09:34
LONDRES - Um adolescente britânico de 17 anos, Mike Perham, se tornou nesta quinta-feira (27/8) o navegante mais jovem a completar a volta ao mundo sozinho em um veleiro com assistência e escalas.Mike Perham se tornou a pessoa mais jovem a completar a volta ao mundo

"Consegui, tornei realidade meu sonho e é incrível", declarou o jovem depois de cruzar às 9h47 locais (5h47 de Brasília), com seu veleiro de 15 metros, a linha situada em águas britânicas, entre Lizard Point, o cabo mais meridional da Inglaterra na Cornualha, e a ilha bretã de Ouessant (noroeste da França).

Aos 17 anos e 164 dias, Perham destronou o americano Zac Sunderland, que em julho completou uma travessia similar na Califórnia também com 17 anos, mas dois meses e meio mais velho, segundo o Guinness World Records.

Esta não é a primeira proeza de Perham, que em janeiro de 2007 fez história ao se tornar o mais jovem navegante a cruzar o Atlântico sozinho, com apenas 14 anos.

Desta vez, o adolescente zarpou de Portsmouth, na costa sul da Inglaterra, em 15 de novembro com a intenção de dar a volta ao mundo sem escalas, mas problemas técnicos o forçaram a fazer várias paradas.

Desde então, navegou por mais 150 dias e percorreu 26 mil milhas, passando por Portugal, ilhas Canárias, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. O tempo o impediu de cruzar o Cabo Horn, o mais austral do arquipélago americano, e teve que optar pela rota do Canal do Panamá. A viagem terminará no próximo sábado em Portsmouth, onde será recebido com festa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação