Agência France-Presse
postado em 28/08/2009 10:48
TEERÃ - O Irã advertiu nesta sexta-feira (28/8) o presidente norte-americano Barack Obama de que não deveria "cair na armadilha" dos presidentes anteriores dos Estados Unidos "sobre o assunto da Palestina", um dia depois do apelo de Israel à aplicação de sanções mais severas a Teerã por causa de seu programa nuclear.
O chanceler iraniano, Manuchehr Mottaki, lembrou ao governo norte-americano que qualquer plano de paz para o Oriente Médio tem que levar em consideração os direitos dos palestinos, acrescentando que os interesses nacionais do Irã estão ligados "à conquista dos direitos dos palestinos".
"Advertimos o governo norte-americano e o presidente Barack Obama de que não devem cair na armadilha dos políticos norte-americanos anteriores sobre o assunto da Palestina", declarou o chefe da diplomacia iraniana, citado pela agência Fars. O Irã não reconhece Israel e seu presidente Mahmud Ahmadinejad faz declarações agressivas com frequência contra o Estado hebreu.
Israel acusa a República Islâmica de querer produzir a bomba atômica, usando como pretexto um programa nuclear civil, o que Teerã nega.
Em sua visita de quinta-feira a Berlim, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pediu "sanções paralisadoras" contra o Irã para impedir que fabrique a bomba atômica.