Agência France-Presse
postado em 31/08/2009 16:06
EREVAN - Armênia e Turquia chegaram a um acordo para apresentar a seus respectivos parlamentos documentos sobre o estabelecimento de relações diplomáticas em seis semanas, anunciaram nesta segunda-feira os ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.
Em um comunicado comum, os ministérios indicaram que Armênia e Turquia concordaram em iniciar "consultas políticas internas" sobre dois protocolos: um relativo ao estabelecimento de relações diplomáticas e outro sobre o desenvolvimento de ligações bilaterais.
"As consultas políticas serão concluídas em seis semanas, ao final das quais os dois protocolos serão assinados e submetidos aos respectivos parlamentos para ratificação", indicaram no comunicado.
Ancara não mantém relações diplomáticas com Erevan desde a independência da Armênia, em 1991, em razão de divergências sobre a questão dos massacres de armênios praticados sob o Império Otomano entre 1915 e 1917.
A Turquia fechou a sua fronteira com a Armênia em 1993 em apoio ao Azerbaidjão, quando Baku estava em conflito com Erevan pelo controle da região de Nagorny Karabakh, enclave povoado de armênios em território azerbaidjano.