Agência France-Presse
postado em 02/09/2009 20:47
O presidente americano, Barack Obama, falou por telefone nesta quarta-feira com o próximo primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, para felicitar o Partido Democrata do Japão (PDJ) pela vitória histórica nas eleições do último domingo.Obama disse esperar encontrar Hatoyama na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, ainda este mês, e na reunião do G20 em Pittsburgh, que marcará a primeira aparição do novo primeiro-ministro japonês no cenário internacional.
"O presidente Obama e o senhor Hatoyama destacaram a importância de uma alinaça forte entre Estados Unidos e Japão e seu desejo de construir uma parceria ainda mais efetiva entre os dois países", indicou a Casa Branca em um comunicado.
Obama afirmou que pretende trabalhar com o novo governo japonês para a recuperação econômica, as mudanças climáticas, a Coreia do Norte, derrotar a Al Qaeda e construir paz e prosperidade na região do Pacífico asiático.
Na segunda-feira, Hatoyama se viu obrigado a ressaltar que não era antiamericano, depois que o jornal The New York Times publicou um artigo escrito por ele no qual o futuro premiê japonês faz uma crítica espirituosa do capitalismo americano.
No artigo, Hatoyama diz acreditar que "como consequência do fracasso da guerra do Iraque e da crise financeira, a era da globalização liderada pelos EUA está chegando ao fim, e estamos nos encaminhando para uma era de multipolaridade".
Na segunda-feira, ele declarou que "o artigo (do NYT) não tem a intenção de demonstrar pensamentos antiamericanos".