Agência France-Presse
postado em 11/09/2009 16:13
SANTIAGO - O ex-presidente socialista Salvador Allende foi recordadon esta sexta-feira no Chile pelos 36 anos do golpe militar que o derrubou do poder em 1973, em uma cerimônia oficial realizada no Palácio de La Moneda e outras homenagens por parte de políticos, antigos colaboradores e familiares.A cerimônia na sede do governo foi encabeçada pela presidente Michelle Bachelet, em um ato breve que consistiu numa celebração religiosa ecumênica e uma visita ao chamado Salão Branco, antigo gabinete de Allende no palácio presidencial.
Familiares de vítimas da ditadura militar, grupos sindicais e líderes políticos de esquerda depositaram flores ante uma estátua do presidente falecido e também na porta da rua Morandé 80, por onde Allende entrava diariamente na sede do governo.
As comemorações serão retomadas no domingo quando for realizada a tradicional marcha de rua convocada pela Assembleia de Direitos Humanos, que realiza uma romaria do centro de Santiago até o túmulo de Allende no cemitério geral da cidade.
O golpe militar de 11 de setembro de 1973 derrubou Allende, que se suicidou no interior de seu gabinete em meio ao sítio militar que instalou no poder o general Augusto Pinochet.
No dia 11 de setembro também acontecem muitos protestos contra a ditatura nas principais ruas da capital chilena, o que obriga o comércio a fechar.