Agência France-Presse
postado em 12/09/2009 14:33
Srinagar - Uma forte explosão deixou quatro mortos e quinze feridos neste sábado perto do principal presídio da capital de verão da Caxemira indiana, Srinagar, informou a polícia local.
"Por ora temos três policiais e uma mulher mortos e outras 15 pessoas feridas", informou um porta-voz da polícia, que atribuiu o ataque a militantes islamitas que acionaram uma bomba caseira colocada num carro à distância. O alvo era um ônibus da polícia que deixava o presídio.
Trata-se do primeiro atentado depois da trégua estabelecida com a insurgência dessa região indiana de maioria muçulmana, onde, segundo cifras oficiais, mais 47.000 pessoas morreram desde que a violência explodiu há 20 anos.
Mas militantes realizam vários pequenos ataques na região desde o início do mês de jejum muçulmano do Ramadã em 13 de agosto.
O Ramadã na Caxemira é marcado por uma intensificação da violência porque alguns militantes muçulmanos acreditam que aqueles que morrem durante o mês sagrado recebem mais recompensas no paraíso.
Este ano, no entanto, nenhum grupo rebelde anunciou ameaças durante o Ramadã na região.