Agência France-Presse
postado em 12/09/2009 22:41
Um terremoto de 6,2 graus na Escala Richter estremeceu neste sábado (12/09) às 15h20 locais (16h50 de Brasília) o centro norte da Venezuela, deixando 14 feridos leves, indicou o Instituto Sismológico venezuelano Funvisis.
[SAIBAMAIS]O epicentro foi localizado a 28km de Morón (estado Carabobo, norte), a cerca de 100 km de Caracas e a 15km de profundidade, acrescentou o instituto. "Não recebemos nenhum relatório sobre vítimas nem danos materiais", disse o ministro do Interior, Tarek El Aissami.
Os socorristas mencionaram 14 "feridos leves", que sofreram fraturas ou "arranhões" nas cidades costeiras de Chichiriviche e Tucacas, próximas ao epicentro do terremoto.
Centenas de pessoas saíram às ruas após o tremor em Caracas, Valência (100 km a oeste) e outras cidades.
Francisco Garcés, presidente da Funvisis, "disse que o terremoto teve "magnitude importante".
"O aeroporto internacional de Maiquetía, 20km a norte da capital, continuou funcionando normalmente, assim como o metrô de Caracas", informou o ministro de Infraestrutura, Diosdado Cabello.
"O tremor gerou pânico", segundo o canal de televisão Telesur. "As autoridades pediram calma e o esvaziamento dos edifícios", acrescentou.
"Até agora não há registros de danos na cidade de Morón, no estado de Carabobo", disse uma jornalista da televisão venezuelana.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) o tremor foi de 6,4 de intensidade.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos advertiu que há uma "pequena possibilidade de tsunami local, que poderia afetar o litoral a até 100 km do epicentro do terremoto".