Mundo

Artigo - Bin Laden tem mania de grandeza

postado em 15/09/2009 08:01

MJ Gohel


O novo vídeo de Osama bin Laden, intitulado "Declaração ao povo americano", é uma propaganda inteligente. O líder da rede terrorista Al-Qaeda tem ilusões incríveis de grandeza. Ele pretende ser visto como algum tipo de líder mundial, enquanto se esconde em algum local no Paquistão. Crê que controla o resultado das guerras no Iraque e no Afeganistão e o futuro de Israel, além da situação de segurança em países do Ocidente. Bin Landen também pensa que domina o movimento da jihad global, composto por vários grupos terroristas autônomos.

[SAIBAMAIS]Na realidade, ele busca encobrir o fato de que a Al-Qaeda, os insurgentes no Iraque e o Talibã têm sofrido pesadas baixas e tenta esconder a falha da rede terrorista em lançar grandes ataques em Israel. Bin Laden tem muito pouco trabalho a fazer. Está livre o dia inteiro para gastar seu tempo lendo, assistindo às notícias na TV e planejando ataques contra homens, mulheres e crianças inocentes. Ele provavelmente tem se informado que nos Estados Unidos e na Europa há inquietação considerável em relação ao custo das guerras no Iraque e no Afeganistão, em termos de perdas humanas e materiais. Por isso, o líder da Al-Qaeda tenta explorar os danos à moral do Ocidente, especialmente em tempos de recessão econômica.

Sua mensagem é dirigida ao público no Ocidente e a incentivar os muçulmanos a apoiá-lo em sua jihad global. O apelo de Obama ao mundo muçulmano, durante discurso no Cairo, foi rejeitado. A mais recente mensagen de Bin Laden também é desenhada para coincidir com o oitavo aniversário do 11 de Setembro e com as novas iniciativas lançadas pelos Estados Unidos para retomar as negociações entre Israel e palestinos.
Na realidade, Bin Laden nunca tem sido muito preocupado com os palestinos. Ele está simplesmente utilizando-os para avançar em sua própria agenda política e religiosa da jihad global. É importante que o Ocidente não mostre fraqueza e não seja complacente com os terroristas. Qualquer complacência terá um preço alto a ser pago pelo mundo secular e democrático. A força ou a fraqueza de Bin Laden é inteiramente dependente de como os EUA e o Ocidente respondem; se o Ocidente mostrar alguma debilidade, isso fará com que Bin Laden pareça forte e o tornará mais arrogante. Bin Laden e seus subordinados vivem no Paquistão e sua captura depende da cooperação das autoridades paquistanesas. O Paquistão tem sido um ambiente seguro para a Al-Qaeda e o Talibã. Mas a coalizão não tem permissão para operar lá.

MJ Gohel é especialista em terrorismo pela Asia Pacific Foundation, com sede em Londres

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação