Agência France-Presse
postado em 15/09/2009 20:00
Os Estados Unidos perseguem de maneira "mais efetiva" a rede Al-Qaeda, graças às informações acumuladas no decorrer dos anos, declarou nesta terça-feira o chefe da Inteligência norte-americana, Dennis Blair, no dia seguinte à eliminação de um líder da rede na Somália.
"O que realmente permitiu aumentar a segurança das nações foi o acúmulo de informações sobre a Al-Qaeda e seus grupos afiliados, que nos permite ser mais efetivos", disse durante uma teleconferência.
"Isso ocorre graças a uma compreensão muito mais ampla e sofisticada do adversário, adquirida no decorrer dos últimos anos", acrescentou.
O queniano Saleh Ali Saleh Nabhan, suspeito de ter participado dos atentados de Mombasa (sudeste do Quênia) em 2002 reivindicados pela Al-Qaeda, foi morto na segunda-feira durante uma incursão com helicópteros das Forças Armadas norte-americanas no sul da Somália.
Desde julho de 2008 foram mortos mais de dez líderes da Al-Qaeda ou de grupos ligados à rede de Osama Bin Laden, entre eles Abu Khabab al-Masri, especialista em armas químicas e biológicas do grupo, e Baitullah Mehsud, líder dos talibãs paquistaneses.