Agência France-Presse
postado em 16/09/2009 20:01
O secretário americano de Defesa, Robert Gates, advertiu nesta quarta-feira que o arsenal chinês de ponta ameaça o predomínio dos Estados Unidos no oceano Pacífico.
A presença marítima e aérea dos Estados Unidos no Pacífico enfrenta uma nova ameaça, da China, disse Gates em discurso na Associação da Força Aérea, no estado de Maryland, após a publicação de um relatório da Inteligência americana sobre os esforços de modernização da Marinha chinesa.
Segundo Gates, a maior preocupação não se refere ao "desafio que representam ao arsenal americano, mas à sua capacidade de impedir nossa liberdade de movimento e restringir nossas opções estratégicas".
O mais grave é como a China investiu, em grande escala, em seu "arsenal antiaéreo, marítimo e contra satélite, de forma que os mísseis balísticos possam colocar em risco" a capacidade dos Estados Unidos de ajudar seus aliados no Pacífico.
Alguns analistas preveem que a Marinha americana perderá em breve seu domínio dos mares, do espaço e do ciberespaço, diante do crescente investimento de países como a China em armas de ponta.