Agência France-Presse
postado em 18/09/2009 14:45
A secretária de Estado Hillary Clinton disse nesta sexta-feira (18/09) que o Irã deve decidir agora se aceita a oferta dos Estados Unidos e de outras potências para negociar sobre seu controvertido programa nuclear.
"Deixamos claro nosso desejo" de negociar com o Irã, disse Hillary em declarações feitas a especialistas em política exterior da Brookings Institution.
"O Irã deve decidir agora se juntar a nós neste esforço", acrescentou Hillary, antes de uma importante reunião entre o Irã e as seis potências para debater o tema nuclear iraniano no dia 1º de outubro.
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França - mais a Alemanha participarão das negociações com o negociador iraniano, Saeed Khalili.
A secretária de Estado advertiu que o Irã sofrerá mais sanções caso se recuse a negociar.
A secretária de Estado acrescentou que o "permanente desafio do Irã" terá "custos adicionais", e fez referência a "mais isolamento e pressões econômicas, menos possibilidades de progresso para o povo do Irã".
"Desde junho, vemos como o governo iraniano se envolveu em uma campanha de detenções por motivos políticos e de supressão da liberdade de expressão", assegurou Hillary.