Agência France-Presse
postado em 18/09/2009 22:35
Os governos de Estados Unidos e Colômbia são os "campeões do armamentismo", disse nesta sexta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao responder à preocupação de Washington sobre a recente compra de armas russas por parte de Caracas.
"É a política da mentira e do cinismo. O Império (EUA) lança uma nova ofensiva belicosa sobre a América do Sul", afirmou Chávez durante uma reunião do gabinete.
"Será que a senhora (secretária de Estado Hillary) Clinton não sabe quanto gastam os Estados Unidos em armamento, em operações encobertas, em movimentos desestabilizadores, em guerras? Quantas armas produzem? E agora estas sete bases. Estados Unidos e Colômbia são os campeões do armamentismo".
Clinton propôs, na terça-feira passada, que a Venezuela seja transparente com suas compras de armas, após o anúncio de um crédito de 2 bilhões de dólares para Caracas comprar armamento russo, incluindo 92 tanques T72 e um número indeterminado de sistemas antiaéreos. "Estamos apenas fortalecendo nosso sistema de defesa, o Brasil também analisa fazer o mesmo", disse Chávez.