Agência France-Presse
postado em 21/09/2009 18:45
A TV hondurenha mostrou nesta segunda-feira imagens do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, no terraço da embaixada do Brasil em Tegucigalpa.
As imagens, transmitidas pelos Canais 11 e 36, mostram Zelaya saudando os manifestantes que estão diante da embaixada, aos quais pede calma.
Após ser derrubado por um golpe de Estado e sair do país, em 28 de junho passado, Zelaya já havia tentado voltar em duas oportunidades, de avião e por terra, pela fronteira com a Nicarágua.
Milhares de simpatizantes de Zelaya se concentraram hoje em Tegucigalpa, diante da sede da ONU e depois em torno da embaixada brasileira.
Na sede da ONU, os manifestantes atacaram e puseram para correr cerca de 100 policiais de choque que protegiam o local.
Zelaya já disse que voltou ao país para dialogar com as autoridades golpistas visando à "pacificação", diante da convulsão que atinge Honduras desde o golpe de Estado.
O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, que negava a presença de Zelaya no país, pediu que no encontro em Washington entre o mediador do conflito hondurenho, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, e a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, "se respeite a autodeterminação" de Honduras.
A queda de Zelaya "foi uma decisão do povo hondurenho simples e sincera", afirmou Micheletti, cujo regime não é reconhecido pela comunidade internacional.