Agência France-Presse
postado em 22/09/2009 16:52
O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, disse em entrevista divulgada nesta terça-feira pela rede de televisão France 2 que "o povo francês merece melhores dirigentes que os que tem atualmente", em resposta a uma declaração semelhante feita no fim de agosto pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre a República Islâmica.
"Esse senhor Sarkozy se intromete nos assuntos internos de nossa nação. Eu tenho uma opinião semelhante à dele", respondeu Ahmamdinejad a um jornalista que lhe pedira para comentar a declaração do presidente francês.
"Penso que o povo francês merece melhores dirigentes que os que tem atualmente", acrescentou.
No dia 31 de agosto, em Berlim, Sarkozy declarou: "Quero ressaltar o quanto admiramos a coragem do povo iraniano. Quero reiterar que ele merece dirigentes melhores que os atuais".
O presidente francês era questionado sobre a situação política no Irã depois da contestada reeleição de Ahmadinejad, em 12 de junho, que provocou uma onda de protestos sem precedentes na República Islâmica.
As relações entre Paris e Teerã se deterioraram nos últimos meses. Ahmadinejad também não aliviou o ministro francês das Relações exteriores, Bernard Kouchner.
"Lamentamos a ação das pessoas que provocaram estes tumultos. Perguntem ao canal de TV Voice of America, à BBC e ao chanceler francês quem incentivou as pessoas a se rebelarem", declarou.
O jornalista perguntou então a Ahmadinejad se ele considerava Kouchner "responsável pela morte de Neda", a jovem iraniana morta durante as manifestações de junho em Teerã e transformada em símbolo do movimento de contestação. "Sim, ele também é responsável", respondeu o presidente iraniano.