Até o próximo dia 30, a residência e o local de trabalho da Rainha Elizabeth estarão de portas abertas ao público. Durante todo o verão, as State Rooms e a Royal Collection do Palácio de Buckingham puderam ser visitadas pelo público.
Ricamente ornamentadas, as State Rooms são salas mobiliadas com alguns dos maiores tesouros da Royal Collection. Na galeria de pinturas, há obras de pintores consagrados, como Rembrandt, Rubens, Poussin e Canaletto, esculturas de Canova, porcelanas e relógios.
Uma das salas ostenta um espelho ricamente ornamentado, que, na verdade, funciona como uma passagem secreta. Este ano, uma exibição especial mostra 28 vestidos usados pela rainha e presentes que ela ganhou durante as viagens pela Comunidade Britânica de Nações, associação formada por 53 Estados (a maioria é independente, mas alguns ainda mantêm laços políticos com a antiga potência colonial britânica). Animada, essa Elizabeth II. Ela já viajou mais do que qualquer outro monarca na história. Foram feitas pelo menos 170 visitas oficiais durante todo o reinado.
Protestos e sessões
Para continuar o passeio pelo poder, boa ideia é circular pela Praça do Parlamento ou Parliament Square, em Westminster. Vale ficar por ali esperando a próxima badalada do Big Ben, que completou em maio 150 anos desde que foi acionado pela primeira vez, em 1859.
Muitos não sabem: o Big Ben não é exatamente o nome do relógio, mas do sino de 14 toneladas que anuncia as horas. Ele foi assim chamado em homenagem a Benjamin Hall, que dirigiu os trabalhos de instalação.
Detalhes históricos à parte, voltemos à praça. Ao movimento intenso ; de engravatados a jovens mães carregando seus bebês, além de carros e bicicletas ;, junta-se o burburinho dos manifestantes da hora. Eles se postam, solitários ou em grupos, com faixas, cartazes e até barracas, onde acampam sob o olhar um tanto complacente de Winston Churchill, eternizado em bronze em frente à Casa dos Comuns.
A Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes permitem a entrada de visitantes, que podem fazer tours pelas dependências de um dos complexos mais facilmente reconhecíveis do mundo, assistir a debates e visitar a Torre do Relógio e o Big Ben. No recesso de verão, até 3 de outubro, quando o Parlamento não tem sessões, também há tours guiados de 75 minutos, com preços a partir de 4,89 libras por pessoa, desde que em grupo de mais de 10 visitantes.
Aonde ir
Palácio de Buckingham
Até 30 de setembro, diariamente, das 9h45 às 18h (entrada até as 15h45). Preços: 16,50 libras (adultos); 15 libras (maiores de 60); 9,50 (menores de 17 anos). Crianças abaixo de 5 anos não pagam. Famílias formadas por dois adultos e três crianças abaixo de 17 anos pagam 44 libras. Para comprar ingressos com antecedência, acesse ou ligue 020-7766-7300.
Parlamento britânico
Em setembro, segunda, sexta e sábado, das 9h15 às 16h30. Terça, quarta e quinta, das 13h15 às 16h30. Dias 2 e 3 de outubro, das 9h15 às 16h30. Para comprar ingressos com antecedência, acesse www.ticketmaster.co.uk ou ligue 0844-847-1672.