postado em 24/09/2009 12:37
A França expressou nesta quinta-feira seu apoio aos "esforços do Brasil" para alcançar uma "saída negociada" para a crise em Honduras, como a iniciativa de reunir o Conselho de Segurança da ONU para que discuta a situação do país."Apoiamos os esforços do Brasil, com quem mantemos uma estreita cooperação para alcançar uma saída negociada para esta crise", indicou a porta-voz adjunta do ministério francês das Relações Exteriores, Christine Fages, consultada pela AFP a respeito do tema.
A chancelaria francessa disse que Paris também apóia o pedido do Brasil para que assuntos como "a inviolabilidade de sua embaixada em Tegucigalpa e a segurança do presidente Manuel Zelaya sejam abordadas no Conselho de Segurança" da ONU.
Na quarta-feira, antes de um encontro com dezenas de chanceleres em Nova York, onde acontece a Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma reunião do Conselho de Segurança.
Zelaya, deposto por um golpe de Estado no dia 28 de junho e expulso do país, retornou incógnito a Honduras na segunda-feira e se refugiou na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.
Fage afirmou que a França participará das consultas marcadas para sexta-feira no Conselho de Segurança.