Agência France-Presse
postado em 24/09/2009 20:41
A União Europeia se disse nesta quinta-feira "muito preocupada" com as negociações sobre o problema do aquecimento global, que seguem por um "mau caminho", e advertiu para o risco "inaceitável" de estancamento.
As negociações "estão perdendo ritmo, vão por um mau caminho, e isto é inaceitável", declarou o primeiro-ministro sueco e presidente em exercício da UE, Fredrik Reinfeldt, antes da abertura da Cúpula do G20 em Pittsburgh (EUA).
[SAIBAMAIS]"Estamos muito preocupados com a necessidade de se acelerar as negociações", disse Reinfeldt em entrevista coletiva ao lado do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.
"Faltam apenas 75 dias" antes da conferência de Copenhague e "há muito que negociar, isto é preocupante", destacou o presidente em exercício da UE, que na quarta-feira participou da cúpula sobre o clima, em Nova York.
A conferência de Copenhague, prevista para de 7 a 18 de dezembro, é considerada crucial para o combate ao aquecimento global.
O encontro, que reunirá diversos chefes de Estado e de Governo, buscará um acordo vinculante sobre a redução dos gases responsáveis pelo efeito estufa, que substitua o Protocolo de Kioto a partir de 2013.