Mundo

Clinton pede a aliados árabes apoio para palestinos

Agência France-Presse
postado em 26/09/2009 21:59
A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pediu neste sábado aos países aliados do Golfo que prestem ajuda financeira aos palestinos visando promover o diálogo de paz com Israel.

Os ministros das Relações Exteriores dos países do Golfo e Clinton divulgaram um comunicado conjunto defendendo um "progresso rápido" em direção à retomada das conversações entre Israel e os palestinos.

O comunicado cita os ministros de Arábia Saudita, Kuwait, Barein, Qatar, Emiratos Árabes Unidos e Omã, cujo apoio aos palestinos é solicitado por Clinton.

O comunicado também destaca o pedido dos países árabes para que Israel congele sua colonização dos territórios, algo que a administração de Barack Obama não conseguiu na Cúpula entre Estados Unidos, Israel e a Autoridade Palestina na semana passada, à margem da Assembleia Geral da ONU.

O documento elogia ainda o discurso de Obama na Assembleia Geral, no qual pede a retomada das conversações de paz, "sem condições prévias", sobre a segurança para israelenses e palestinos, fronteiras, refugiados e Jerusalém.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação