Mundo

Bin Laden sorridente no metrô de Washington: "I love Guantanamo"

Agência France-Presse
postado em 29/09/2009 16:15
Os usuários do metrô da capital americana correm o risco de se deparar com o chefe da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, sorrindo e exibindo uma camiseta com a inscrição em que declara: "I love Guantánamo".

Esta insólita imagem do inimigo público número um dos Estados Unidos figura nos cartazes de uma estação localizada próxima à Casa Branca, em Washington, dentro de uma campanha lançada recentemente pela organização Avaaz, que visa a conseguir o fechamento do centro de detenção de Guantánamo.

A imagem do chefe da Al-Qaeda vestido de branco e usando turbante é acompanhada do slogan que pede que se "feche Guantánamo, ponha fim às torturas, investigue todos os maus-tratos".

O objetivo é, segundo a Avaaz, "recordar aos legisladores que a tortura é ilegal, contrária a ética e uma excelente ferramenta de recrutamento para o terrorista Osama Bin Laden e sua rede Al-Qaeda".

Avaaz, que reivindica 3,5 milhões de membros no mundo, estima que a Al-Qaeda utiliza Guantánamo, o centro de prisioneiros da luta contra o terrorismo, convertido no símbolo internacional de práticas controvertidas do ex-presidente George W. Bush, para encontrar novos recrutas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação