Mundo

Tsunami mata 114 em ilhas do Pacífico

postado em 30/09/2009 09:38

O agricultor Edwin Tamasese, 40 anos, acordou às 6h48 de hoje (14h48 de ontem, pelo horário de Brasília) para mais um dia de trabalho em Apia, capital do remoto arquipélago de Samoa ; situado no Pacífico, entre a Nova Zelândia e o Havaí. Ele contou ao Correio que, quando preparava o café da manhã, ouviu um estrondo ensurdecedor. ;Tudo tremia. Foram ondas de choque contínuas e muito fortes, que duraram cerca de cinco minutos. O barulho era parecido com o de um trem de carga;, comparou, em entrevista por meio de um software de videoconferência. Edwin telefonou para a tia, no distrito de Aleipata (costa leste). Queria saber se estava tudo bem.

Cerca de 15 minutos depois, Kalala retornou a ligação para o sobrinho. ;Ela me disse que várias casas foram derrubadas pelas ondas e que ao menos três crianças acabaram varridas pelo mar;, acrescentou. O terremoto de magnitude 8 na escala Richter (aberta, raramente chega a 9) provocou um tsunami. Até o fechamento desta edição, as agências internacionais de notícias citavam 114 mortos (100 em Samoa, membro da Comunidade Britânica e 14 em Samoa Americana, território dos Estados Unidos).


;Escutei pelo rádio que vilas inteiras foram inundadas. Também há relatos de que dois hotéis da parte oriental da ilha ficaram seriamente danificados e que alguns turistas estão desaparecidos;, relatou Edwin. Citando uma rádio da Nova Zelândia, a agência de notícias France Presse descreveu uma ;destruição generalizada; e assegurou que várias pessoas não foram localizadas. Operador de call center, Aleetza Keisha, 20 anos, revelou ao Correio que recebeu várias ligações na noite de ontem (hora de Brasília). ;As pessoas choram, contam que perderam suas famílias e casas foram varridas pelo mar;, disse.

Epicentro
Por telefone, Vindell Hsu ; geofísico do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, em Ewa Beach (Havaí), explicou à reportagem que o terremoto gerou ondas de 3m de altura. ;O tsunami espalhou-se pelo Oceano Pacífico e também deve provocar ondas de algumas dezenas de centímetros de altura no Havaí;, afirmou, no fim da tarde de ontem. ;Creio que veremos danos no arquipélago de Samoa e nas ilhas ao redor. O epicentro do terremoto foi a 33km de profundidade. Quanto mais raso o tremor, maior é a possibilidade de ele gerar um tsunami. O tremor foi muito grande e tinha grande potencial de provocar o fenômeno;, acrescentou o cientista. Segundo a agência espanhola EFE, centenas de casas foram destruídas.

O boletim de número 3 do instituto, divulgado cerca de três horas depois do terremoto, alertava: ;Leituras do nível do mar indicam que um tsunami foi gerado e pode ter sido destrutivo próximo ao epicentro do tremor e uma ameaça a costas distantes. As autoridades devem tomar as ações adequadas em resposta a essa possibilidade.; Por volta das 19h20 (hora de Brasília), outro boletim suspendia o alerta de tsunami e garantia que os habitantes do arquipélogo podiam voltar para suas casas em segurança. O comunicado também valia para o Havaí.

Tufão

Nas Filipinas, o número de desabrigados pela tempestade tropical Ketsana pode chegar a 1,9 milhão. Segundo dados do governo, 246 pessoas morreram. Escolas, ginásios e até mesmo o palácio presidencial de Manila deram lugar aos flagelados. Três dias após a tragédia, Ketsana se transformou em tufão e golpeou com força o Vietnã, deixando ao menos 31 mortos. Para agravar ainda mais a situação, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) advertiu que uma segunda tempestade tropical está em formação.

Memória

Até o eixo da Terra mudou

229.866 mortos. Esse foi o saldo do segundo terremoto mais mortífero da história. Em 26 de dezembro de 2004, o assoalho do Oceano Índico sacudiu com força. O tremor de magnitude 9 na escala Richter produziu um tsunami que se espalhou por 11 países, provocando maior destruição na Indonésia, Tailândia, Sri Lanka, Índia e Maldivas. As ondas alcançaram 30m de altura, deflagradas por uma energia 1.502 vezes mais poderosa do que a bomba atômica de Hiroshima. De acordo com sismólogos, o tsunami de ontem (hora de Brasília) teve apenas 3% da força destrutiva da catástrofe de 2004.

O balanço da tragédia de quase cinco anos atrás inclui 186.983 mortos confirmados ; entre eles a diplomata brasileira Lys Amayo de Benedek A;vola e seu filho, Gianluca ; e 42.883 desaparecidos. Os danos alcançaram a região de Rooi Els, na África do Sul, a 8 mil quilômetros de distância do epicentro. Já os prejuízos esbarram na cifra dos US$ 7 bilhões. O impacto do tremor foi tão intenso que chegou a alterar a rotação do planeta, modificando em 2,5cm a posição do Polo Norte e diminuindo o comprimento dos dias em 2,68 microssegundos. A forma da Terra também variou uma parte em 10 milhões, ficando mais redonda ; transformação imperceptível sem instrumentos. (RC)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação