Mundo

Número de mortos no tsunami que atingiu a ilha indonésia de Sumatra sobe para 75

Agência France-Presse
postado em 30/09/2009 12:49
Pelo menos 75 pessoas morreram no forte terremoto que sacudiu nesta quarta-feira Padang, uma grande cidade da ilha indonésia de Sumatra, segundo novo balanço proporcionado pelo vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, acrescentando que o número de vítimas ainda pode aumentar.

Um forte terremoto de 7,9 graus foi registrado na tarde desta quarta-feira na ilha indonésia de Sumatra, segundo a agência de geofísica e meteorologia do país. Vários edifícios desabaram em Padang e seus arredores.

"Alguns hotéis em Padang foram destruídos", afirmou o diretor da Agência Indonésia de Geofísica e Meteorologia, Rahmat Triyono, que não emitiu um alerta de maremoto.

No entanto, o Centro de Alertas de Tsunamis no Pacífico emitiu no Havaí uma advertência de maremoto para Indonésia, Malásia, Índia e Tailândia.

O tremor foi registrado no mar às 19H16 (7H16 de Brasília), a uma profundidade de 87 quilômetros e 53 quilômetros ao noroeste de Padang, na província de Sumatra Ocidental, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Canais de televisão locais informaram que incêndios foram registrados em Padang, uma cidade de 900.000 habitantes, onde muitas pessoas correram para as ruas.

O tremor foi sentido na capital, Jacarta, a 940 quilômetros de distância.

Em 2004, um terremoto na costa da ilha Sumatra provocou uma catastrófica tsunami que matou mais de 200.000 pessoas em vários países da Ásia, 168.000 somente na Indonésia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação