Mundo

EUA aceleram retirada de tropas no Iraque

Agência France-Presse
postado em 30/09/2009 19:39
O Exército dos Estados Unidos acelerou a retirada de suas tropas no Iraque e liberou equipamentos para a campanha militar no Afeganistão, dirigida pela Otan, informou o comandante das forças americanas no território iraquiano, general Ray Odierno.

Uma redução mais rápida das forças americanas no Iraque poderia facilitar o envio de tropas adicionais ao Afeganistão, como pede Odierno.

O general declarou ao Congresso que a força no Iraque, de 124 mil homens, deve cair para 120 mil soldados até meados de outubro.

"Isto é muito mais rápido do que o planejado originalmente", disse Odierno à Comissão de Serviços Armados da Câmara de Representantes.

"Estamos reduzindo os contingentes de nossas linhas no Iraque" para chegar ao prazo de agosto de 2010 com a retirada completa das forças de combate dos Estados Unidos no país, reduzindo o número total de soldados a 50 mil".


Agora que a guerra do Afeganistão é a prioridade, os militares americanos estão sob pressão para reduzir sua presença no Iraque o mais rápido possível.

Odierno disse concordar com o chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general David Petraeus, sobre aumentar os recursos no Afeganistão na medida em que cai a exigência no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação