Agência France-Presse
postado em 01/10/2009 09:04
ISTAMBUL - Um estudante jogou nesta quinta-feira (1/10) um tênis contra o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, sem acertar o alvo, durante uma conferência sobre a economia mundial em uma universidade de Istambul, na Turquia.
O estudante foi rapidamente contido pelos seguranças presentes no anfiteatro da universidade Bilgi, no lado europeu da cidade, onde Strauss-Kahn ofereceu uma conferência à margem da reunião anual do Fundo.
O jovem, de barba e que estava acompanhado por uma dezena de membros do Partido Comunista Turco (TKP), correu aos gritos de "FMI, vá embora da Turquia", quando Strauss-Kahn encerrava seu discurso e jogou um tênis branco contra o diretor do Fundo, sem atingir o economista. O ex-ministro francês manteve a calma e tentou sorrir, com o microfone na mão.
Ao que tudo indica, o estudante tentou seguir o exemplo do jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que jogou os dois sapatos contra o ex-presidente americano George W. Bush em dezembro de 2008 em Bagdá, também sem atingir o alvo.