Agência France-Presse
postado em 01/10/2009 10:08
CABUL - O segundo colocado na polêmica eleição presidencial afegã de 20 de agosto, Abdullah Abdullah, exibiu nesta quinta-feira (1/10) à imprensa um vídeo que, segundo ele, prova que partidários do atual presidente e candidato Hamid Karzai manipularam as urnas. Abdullah, que recebeu 27,8% dos votos, entregou o vídeo à imprensa afegã e estrangeira em Cabul para sustentar as acusações de fraude contra Karzai.
Segundo resultados preliminares, o atual presidente recebeu 54,6% dos votos, mas a recontagem de urnas suspeitas - e a eventual invalidação - pode reduzir o resultado para abaixo de 50% e forçar um segundo turno.
No vídeo, cuja autenticidade não pôde ser verificada, vários homens e uma mulher se encontram em um quarto, abrem urnas e retiram as cédulas de votação. A mulher valida uma grande quantidade de votos a favor de Karzai. Um dos homens retira as cédulas das urnas e outro as mostra para a câmera.
O resultado final das eleições será divulgado na próximas duas semanas, o tempo necessário para que as autoridades eleitorais concluam a análise das denúncias de fraude. As verificações acontecem em 3.063 urnas.