Mundo

Câmara dos Representantes dos EUA veta transferência de presos de Guantánamo

Agência France-Presse
postado em 01/10/2009 20:04
A Câmara dos Representantes americana aprovou nesta quinta-feira uma emenda para proibir a transferência de detentos da prisão de Guantánamo aos Estados Unidos.

O texto apresentado pelo representante republicano Harold Rogers no projeto de orçamento 2010 do departamento da Segurança Interna foi aprovado por 258 votos contra 163, ou seja, com quase todos os votos dos republicanos mais os de 88 democratas.

"O governo de (o presidente Barack) Obama insistiu durante nove meses sobre o fechamento da prisão de Guantánamo. Mas não vimos nada durante este período. Nada. Nenhum plano. Nenhuma ideia sobre a forma de proceder", declarou Rogers.

A medida ainda deve ser aprovada pelo Senado e ser enviada ao presidente Obama para se tornar uma lei. Além da proibição da transferência de prisioneiros, a emenda pede que seja proibida a publicação de fotos de sevícias infligidas a detentos no Iraque e no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação