Agência France-Presse
postado em 03/10/2009 12:06
ISTAMBUL - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ironizou neste sábado (3/10) uma eventual adesão dos Estados Unidos ao grupo do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), ao condicionar a entrada de Washington a um comportamento de país emergente e dinâmico.
"Dentro de pouco tempo, os Estados Unidos até poderiam integrar os Bric, porque querem participar em todas as nossas reuniões", brincou Mantega em uma entrevista coletiva após a reunião dos ministros das Finanças dos quatro países em Istambul, à margem do encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mas o ministro impôs condições drásticas. "Se os Estados Unidos se comportarem como um país em desenvolvimento, emergente, dinâmico, então poderíamos considerar sua participação", ironizou.
Mantega respondeu assim a uma pergunta sobre uma eventual transformação do G7, que reúne as nações mais ricas, em um G4, que se limitaria a Estados Unidos, União Europeia (UE), Japão e China.
O ministro disse que todos os países têm o direito de se reunir como fizeram os quatro do Bric. "Já constituímos um grupo em que nos reunimos e trabalhamos juntos".