Agência France-Presse
postado em 04/10/2009 14:57
PEQUIM - A Coreia do Norte anunciou estar disposta a manter conversas bilaterais e multilaterais sobre seu programa nuclear, ao receber neste domingo (4/10) o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, informou a televisão estatal chinesa.
Quem deu a entender a disposição foi o primeiro-ministro norte-coreano Kim Yong-Il durante um encontro com o colega chinês. "A Coreia do Norte nunca renunciou à vontade de realizar este objetivo (o fim dos programas nucleares da península coreana) por meio de um diálogo bilateral e multilateral", declarou Kim, segundo a TV chinesa.
Em meados de setembro, durante a visita de um represenante chinês, o líder norte-coreano Kim Jong-il já havia dado mostras de reconciliação ao se declarar disposto a voltar à mesa de negociações "bilaterais e multilaterais".
As negociações a seis - entre as duas Coreias, Estados Unidos, China, Japão e Rússia - foram paralisadas com o aumento da tensão. Pyongyang se retirou em abril das negociações iniciadas em 2003 e que têm como objetivo obter do regime norte-coreano a renúncia de suas ambições atômicas em troca de uma ajuda no campo energético.
Wen Jiabao foi recebido neste domingo com tapete vermelho e a presença de Kim Jong-il no aeroporto de Pyongyang. A visita, de três dias, é a mais importante de uma autoridade chinesa ao país desde a do presidente Hu Jintao em 2005.
Jiabao está acompanhadp pelo chefe da diplomacia, Yang Jiechi, e o representante chinês para as negociações multilaterais sobre o programa nuclear, Wu Dawei.