Agência France-Presse
postado em 07/10/2009 09:19
Uma sólida maioria dos americanos deseja que o país acabe com a ameaça terrorista no Afeganistão, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, mas permanecem as dúvidas sobre o envio de mais tropas.
[SAIBAMAIS]Um total de 65% dos americanos estão dispostos a aceitar que soldados americanos "lutem e possivelmente morram" para eliminar a ameaça do terrorismo do Afeganistão, segundo a pesquisa da Universidade Quinnipiac University.
Apenas 28% se manifestaram contrários.
No entanto, 49% dos entrevistados não acreditam que os Estados Unidos terão êxito para deter a insurgência talibã, contra 38% que acreditam no sucesso da missão americana.
Os resultados da pesquisa foram divulgados no momentos em que aumenta a preocupação e as flagrantes divisões sobre o curso de um conflito que completa oito anos, com um crescente número de baixas americanas e eleições consideradas fraudulentas no Afeganistão.
Apesar do pensamento de que a guerra no Afeganistão foi a que Washington tinha que fazer, a preocupação é muito grande: 50% temem que os Estados Unidos permaneçam muito tempo no país asiático e 32% acreditam que os americanos seguem para outro Vietnã.
A pesquisa foi realizada no momento em que o presidente Barack Obama analisa que decisão tomar sobre o envio de mais soldados ao Afeganistão.