Agência France-Presse
postado em 08/10/2009 09:27
JERUSALÉM - O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, afirmou nesta quinta-feira (8/10) não acreditar em um acordo global com os palestinos, poucas horas antes de uma reunião com o emissário especial americano para a região, George Mitchell.
"Os que acreditam que nos próximos anos é possível chegar a um acordo global que significaria o fim do conflito não compreendem a realidade. Espalham ilusões e nos levam a um conflito geral", declarou à rádio pública.
Lieberman se reunirá nesta quinta-feira com Mitchell, que inicia uma nova viagem pela região, com encontros marcados com o presidente Shimon Peres e o ministro da Defesa, Ehud Barak, além do premier Benjamin Netanyahu e o presidente palestino Mahmud Abbas.
"Vou dizer claramente que há conflitos que não acabam com uma solução global, como no Chipre, e aos quais as pessoas se acostumam", disse o líder do partido ultranacionalista Israel Beiteinu. "Não é possível obter um acordo global sobre temas cruciais e emocionais como Jerusalém e o direito de retorno (dos refugiados palestinos). É preciso ser realista", completou. "É preciso alcançar um acordo interino a longo prazo e adiar para muito depois os temas difíceis".