Mundo

Berlusconi promete ficar no poder; tensão preocupa analistas

postado em 08/10/2009 17:11
ROMA (Reuters) - Em tom desafiador, o primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi prometeu na quinta-feira governar com "mais determinação ainda" depois que o principal tribunal do país cancelou sua imunidade, e disse que as acusações de corrupção contra ele são "risíveis."

Analistas políticos e econômicos, no entanto, advertiram que a tensão motivada pela decisão de quarta-feira do Tribunal Constitucional poderia desestabilizar o cenário político e contaminar a economia.

"O governo avançará com calma e tranquilidade e ainda mais determinação do que antes porque isso será absolutamente indispensável para a liberdade e a democracia neste país," disse Berlusconi, em entrevista matinal a uma rádio.

Em um duro golpe ao líder de 73 anos, o tribunal determinou que a lei que lhe concedia imunidade judicial enquanto estivesse no poder viola a Constituição. O veredicto reabrirá dois processos contra ele que haviam sido suspensos.

Berlusconi também foi atingido por uma série de escândalos relacionados à sua vida privada, incluindo acusações de que um empresário teria pago mulheres para dormir com ele. Em maio, a mulher do premiê anunciou que queria o divórcio por causa de sua promiscuidade.

Berlusconi respondeu atacando o presidente da Itália, a imprensa, os magistrados e o Tribunal Constitucional, os quais acusou de serem esquerdistas conspirando contra ele.

"As duas ações contra mim são falsas, risíveis, absurdas e mostrarei isso aos italianos indo à televisão, eu me defenderei na corte e farei meus acusadores parecerem ridículos e mostrarei a todos do que eles são feitos e do que eu sou feito," afirmou ele.

O presidente do Banco da Itália, Mario Draghi, tentou minimizar a preocupação dos economistas, dizendo que os "acontecimentos políticos recentes não terão nenhuma consequência para o cenário econômico."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação