Agência France-Presse
postado em 08/10/2009 17:46
Milhares de membros das forças da ordem serão mobilizados para prevenir qualquer ato de violência na Esplanada das Mesquitas e na parte leste de Jerusalém durante a tradicional oração de sexta-feira, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz policial.
"Vamos coibir com firmeza qualquer tentativa de agitação", avisou Shmuel Ben Ruby, porta-voz da polícia de Jerusalém, destacando que 2.500 policiais, paramilitares e membros da polícia das fronteiras serão mobilizados para este fim.
A situação parecia normal nesta quinta-feira em Jerusalém, após vários dias de enfrentamentos esporádicos entre jovens palestinos e policiais israelenses. Contudo, a tensão entre as duas partes permanece acirrada, e as autoridades israelenses temem que as tradicionais orações de sexta-feira nas mesquitas sirvam de pretexto para novos confrontos.
A Esplanada das Mesquitas, onde ficam as mesquitas de Al-Aqsa e do Domo da Rocha, é o terceiro lugar santo do Islã. O lugar também é sagrado para os judeus, que o chamam de Monte do Templo. O Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas, convocou para sexta-feira manifestações e uma greve geral nos territórios para "defender Jerusalém".