Agência France-Presse
postado em 09/10/2009 09:01
O presidente americano, Barack Obama, foi premiado nesta sexta-feira (9/10) Nobel da Paz 2009, "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", indicou o Comitê Nobel da Noruega."O comitê atribuiu muita importância à visão e aos esforços de Obama em vista de um mundo sem armas nucleares", declarou o presidente do comitê, Thorbjoern Jagland.
Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, que chegou à Casa Branca em janeiro passado, propôs mês passado ante a ONU trabalhar por um planeta sem armas nucleares.
"Como presidente, Obama criou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral voltou a ocupar uma posição central, com enfoque no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar", acrescentou Jagland.
"Pouquíssimas vezes uma pessoa conseguiu, como Obama, (...) dar à população do planeta a esperança de um futuro melhor", disse.
Obama, de 48 anos, pronunciou em junho passado no Egito um discurso que estendeu pontes entre seu país e o mundo muçulmano, após anos de tensão provocada pelos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington e da guerra contra o terrorismo que os Estados Unidos iniciaram naquele momento.
O prêmio será entregue em Oslo em 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel. O prêmio inclui uma medalha, um diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).