Mundo

Republicanos criticam a escolha de Obama para o Nobel da Paz

Agência France-Presse
postado em 09/10/2009 15:52
WASHINGTON - Os republicanos reagiram com ceticismo nesta sexta-feira ao anúncio da atribuição do Prêmio Nobel da Paz 2009 ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Para o presidente da comissão nacional republicana, Michael Steele, a escolha do comitê Nobel foi infeliz. Steele disse que Obama tem status de celebridade, mas nenhuma conquista real que o faça merecedor do prêmio.

"A verdadeira pergunta que fazem os americanos é: ;O que o presidente Obama fez até agora para merecer o Nobel da Paz?;", afirmou Steele.

[SAIBAMAIS]"É lamentável que o status de celebridade do presidente tenha ocultado os sucessos de incansáveis defensores da paz e dos direitos humanos", acrescentou.

"Uma coisa é certa: o presidente Obama não vai receber nenhum prêmio dos americanos pela criação de empregos, pela responsabilidade fiscal ou por sustentar sua retórica com ações concretas", prosseguiu.

Na contramão da maioria dos republicanos, o senador John McCain, adversário de Obama nas últimas eleições presidenciais, felicitou o dirigente pela conquista do prêmio.

"Felicito o presidente Obama pela obtenção deste prestigioso prêmio", afirmou em comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação