Mundo

Anistia pede a Irã que anule pena de morte contra Zamani

postado em 09/10/2009 18:24
LONDRES - A Anistia Internacional pediu nesta sexta-feira (9/10) às autoridades iranianas que suspendam a pena de morte decretada contra Mohammad Reza Ali Zamani, condenado por sua atuação nas manifestações que ocorreram após as eleições presidenciais no Irã.

A organização de defesa dos direitos humanos disse que teme "que a pena de morte contra Zamani conduza a outras execuções contra detidos acusados de crimes similares".

Mohammad Reza Ali Zamani, membro da Associação da Monarquia do Irã, julgado no início de agosto em um Tribunal Revolucionário de Teerã, foi condenado à pena de morte, revelou na quinta-feira o site reformista mowjcamp.com.

A Associação da Monarquia do Irã, sediada nos Estados Unidos, é proibida no território iraniano.

"Foi condenado por "mohareb (guerra contra Deus), por pertencer a grupo terrorista ligado à monarquia iraniana, por insultar os valores religiosos, por fazer propaganda contra o regime e por participar de manifestações contra a segurança nacional", segundo o Anistia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação