Mundo

Obama reitera compromisso com direitos dos homossexuais no exército dos EUA

Agência France-Presse
postado em 11/10/2009 16:27
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu neste domingo (11/10) a acabar com a lei que condena ao silêncio os homossexuais que fazem parte do exército, depois de uma em Washington com milhares de defensores dos direitos dos gays.

Organizada pela maior organização americana de defesa dos direitos dos homossexuais, lésvicas, bissexuais e transexuais, a ;Marcha Nacional pela Igualdade; foi à Casa Branca e ao Capitólio, sede do Congresso.

Os manifestantes começaram a chegar nas primeiras horas da manhã ao centro da capital federal, com cartazes ccom dizeres como "não somos cidadãos de segunda classe".

[SAIBAMAIS]A marcha é uma reação à promessa, feita por Obama no sábado, de apoiar o fim da lei "não pergunte, não conte", que obriga os militares gays a esconder sua orientação sexual, sob pena de expulsão das forças armadas.

"Vou acabar com (a lei) ;não pergunte, não conte;, este é meu compromisso com vocês", declarou Obama em um discurso, pronunciado em um jantar com 3.000 militantes da causa homossexual.

"Não deveríamos punir os americanos patriotas que se apresentam voluntariamente para servir nosso país. Deveríamos elogiar sua decisão de mostrar tanta coragem e desinteresse em nome de todos os seus cidadãos, especialmente quando estão lutando duas guerras", afirmou.

A lei foi aprovada em 1993, no começo do mandato de Bill Clinton (1993-2001), após intenso debate. O objetivo da iniciativa era acabar com a discriminação baseada na oposição sexual dos recrutas, mas foi muito mal recebida pelo Estado Maior das Forças Armadas, pela oposição republicana e por grande parte da opinião pública americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação