Agência France-Presse
postado em 19/10/2009 10:32
MOSCOU - O último presidente soviético, Mikhail Gorbachov, fez nesta segunda-feira (19/10) um duro ataque ao estado da democracia na Rússia ao afirmar que as eleições são uma piada e que todo o sistema é defeituoso.
Gorbachov fez as declarações depois que o partido no poder, Rússia Unida, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, dominou as eleições municipais e regionais de 11 de outubro, o que provocou denúncias de fraude e fez com que três partidos da oposição abandonassem o Parlamento.
"Aos olhos de todo o mundo, as eleições se transformaram em uma chacota ao povo e o povo tem uma grande desconfiança de como seus votos são utilizados", declarou Gorbachov em uma entrevista ao jornal de oposição Novaya Gazeta, do qual é acionista.
Segundo o ex-presidente da URSS, o fato de três partidos mais ou menos próximos do Kremlin - o Partido Comunista, o Liberal Democrata e o Rússia Justa - terem abandonado o Parlamento para denunciar as fraudes demonstra que "a confiança nas eleições acabou".
"O sistema eleitoral foi completamente mutilado. Precisamos de uma alternativa. A imprensa e os grupos civis têm que assumir a iniciativa de elaborar uma nova legislação eleitoral. Contar com a Duma é inútil", completou Gorbachov, em uma dura crítica ao submisso Parlamento russo.