Agência France-Presse
postado em 19/10/2009 14:51
PARIS - Aitor Elizarán, o chefe do aparelho político da organização separatista armada basca ETA, foi detido nesta segunda-feira (19/10) na localidade francesa de Carnac (Bretanha), informou o governo espanhol.
Elizarán, de 30 anos, também pertence à direção do grupo e foi preso junto a outro suposto membro da organização, Oihana San Vicente, numa operação da Guarda Civil espanhola e da polícia francesa.
Elizarán substituiu o ex-chefe do aparelho político do ETA, Javier López Peña, ou "Thierry", que foi detido na França em maio de 2008. Ele também é considerado homem de confiança do ex-chefe militar Garikoitz Aspiazu, "Txeroki", que, por sua vez, foi detido na França em novembro de 2008.
O ETA, catalogado como organização terrorista pela União Europeia (UE) e Estados Unidos, é responsável pela morte de 828 pessoas em 41 anos de atentados para conseguir a independência do País Basco (norte da Espanha).
Depois de uma trégua de algo mais de um ano, que terminou em junho de 2007 e na qual o governo socialista tentou sem êxito negociar o fim da violência, a organização retomou seus atentados e desde então matou nove pessoas.