Agência France-Presse
postado em 20/10/2009 15:58
O Irã declarou nesta terça-feira (20/10) que a França não é necessária nas negociações em Viena sobre o fornecimento de combustível nuclear para Teerã, e que negociaria apenas com os Estados Unidos e a Rússia.
[SAIBAMAIS]O ministro iraniano das Relações Exteriores Manouchehr Mottaki também disse que as conversações, iniciadas na segunda-feira, não têm nada a ver com o programa de enriquecimento de urânio de seu país, e seu objetivo é discutir alternativas de fornecimento de combustível para o reator nuclear iraniano.
O Irã disse à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que necessita de combustível para seu reator de pesquisas em Teerã, indicou.
"A agência falou com alguns países e os Estados Unidos e a Rússia aceitaram participar das negociações para fornecer o combustível", disse Mottaki à imprensa.
"As negociações serão conduzidas com estes dois países na presença da agência. Nós não precisamos de muito combustível e não precisamos da presença de muitos países. A presença da França não é necessária", destacou o ministro iraniano.
Junto com a Rússia e com os EUA, a França vinha participando dos encontros na sede da AIEA, na capital austríaca.